Ir direto para menu de acessibilidade.

ConectaIF - Faltam

Contagem Regressiva
Início do conteúdo da página
Vitrine dos Saberes

Livro sobre Informática para a Terceira Idade é lançado no Conecta IF

  • Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2016, 19h50
  • Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2016, 20h04
  • Acessos: 742

A Editora IFB lançou quatro livros nesta quarta-feira, 05 de outubro, durante a realização do Conecta IF no Campus Samambaia. O primeiro lançamento foi o do título “Informática Básica para a Terceira Idade” dos professores Conceição de Maria Cardoso Costa, Jocênio Marquios Epaminondas e Paulo Henrique Sales Wanderley. Os outros foram:

“Práticas de Planejamento e Organização de Eventos” de autoria da professora Sandra Maria Tabosa de Oliveira do Curso Técnico em Eventos do Campus Brasília; (Mais informações sobre esse livro aqui);

“Metodologia Científica Descomplicada: pesquisa e prática para iniciantes” de autoria dos professores Cláudio Nei Nascimento da Silva e Marcelo Duarte Porto; (Mais informações sobre esse livro aqui); e

“Diário de Bordo”, organizado pela professora Kátia Palomo.

 

Informática Básica para Terceira Idade

Na apresentação do livro, os autores afirmam que o objetivo da publicação é “apresentar as principais ferramentas computacionais do uso cotidiano” como editor de texto, planilha eletrônica, compras oline, pesquisa na internet, correio eletrônico e redes sociais.

Para os autores, “nos últimos anos houve um aumento considerável na utilização de computadores no dia a dia de todos”. O IFB, segundo eles, como Instituição que trabalha principalmente para a inclusão, não poderia deixar de atuar para incluir a população de idosos nesse novo mundo informatizado.

O livro é quase como um manual ou um plano de aula. Com lições práticas e muitas imagens, ele pode ser usado diretamente pelos estudantes com o apoio do professor nas atividades diárias de uma sala de aula de informática.

Os professores que elaboraram o livro atuam principalmente no Campus Ceilândia do IFB, onde são desenvolvidos cursos específicos de informática para idosos.

 

Os autores

A professora Conceição de Maria Cardoso Costa possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Engenharia Civil pela mesma Universidade e doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Campus Ceilândia do IFB e foi uma das idealizadoras do Programa de Inclusão Digital para Terceira Idade.

O Professor Jocênio Marquios Epaminondas é líder do Núcleo de Educação Inclusiva da Melhor Idade. Ele é mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Educação em Redes de Computadores e graduado em Tecnologia em Análise de Sistemas e em Administração de Empresas.

Paulo Henrique Sales Wanderley possui graduação em Engenharia de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica também pela UnB. Atualmente é professor do Campus Ceilândia.

 

Diário de Bordo

Este livro trata-se de uma espécie de diário para que os estudantes que participam de projetos de iniciação científica possam registrar suas atividades. Além do espaço para registro, há também informações práticas sobre os procedimentos que são obrigatórios para estudantes que participam de projetos de pesquisa como os PIBIC’s e os PIBIC-EM.

 

Livros já lançados

Na terça-feira, 04 de outubro, foram lançados os livros “Les Saveurs de la Langue Française” , sobre o qual você lê mais informações aqui e Higiene e segurança do Trabalho (HST) para Educação Profissional.

No lançamento do “Les Saveurs de la Langue Française” estavam presentes representantes da Embaixada da França no Brasil. A autora do livro, que atuou no IFB, tem nacionalidade francesa.

Também lançado na terça-feira, Higiene e segurança do Trabalho (HST) para Educação Profissional, de autoria da professora Renata Moreira de Sá e Silva busca responder às perguntas:

- Como evitar acidentes em meio ao ambiente de trabalho?

- Como contribuir para evitar acidades no ambiente de trabalho?

- Como desenvolver uma mentalidade prevencionista junto aos funcionários e colegas de trabalho?

- Por que as empresas necessitam investir em segurança do trabalho?

 

Mais lançamentos

 Nesta quinta-feira, 06 de outubro, outros livros estão sendo lançados e amanhã, sexta-feira, o site do IFB já divulgará as informações sobre as novas publicações para os membros da comunidade que não puderam comparecer ao Conecta IF.

Para saber como conseguir seu exemplar dos livros da Editora IFB, basta entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página