Desafio de Projetos

Desafio de Ideias encerra com vitória unânime

• Publicado: Sábado, 23 de Setembro de 2017, 14h20
  • Última atualização em Sábado, 23 de Setembro de 2017, 14h21

As equipes Green Light (verde), Minions (amarela), Dragões Vermelhos (vermelho) e Sain Ubuntu (roxo) do Desafio de Projetos foram muito elogiadas pelos avaliadores, consultores e principalmente pelos diretores da empresa que apresentou o problema a ser desvendado nesta edição do Desafio de Ideias, durante o ConectaIF, evento organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).

“Mais que um desafio, tínhamos três: o problema em si (solucionar o desafio do controle de qualidade de peças terceirizadas), a lógica (método) para resolver a questão e encontrar entre os participantes possíveis talentos para contribuir com a empresa”, disse o diretor Marcelo Prado da CPMH, uma das empresas parceiras desta edição.

As equipes formadas por estudantes de cursos técnicos e superiores de diferentes cursos e distintos campi do Instituto Federal de Brasília (IFB) tiveram quatro dias para se capacitar com auxílio de professores e mentores e apresentarem, em 5 minutos cada equipe, a solução para o desafio apresentado.

A empresa é uma indústria de fabricação de instrumental e fixadores externos para atendimento de emergência e correção de deformidades. E, para concluir seu trabalho, terceiriza encaixes específicos. Hoje 10% das peças que eles encomendam apresentam problemas o que compromete 30% do conjunto e faz com que na ponta a pessoa que necessita da prótese tenha que esperar um pouco mais. Outro detalhe é que a conferência e os registros documentais ainda eram manuais.

Para resolver esses desafios, as equipes estudaram, fizeram protótipos e, em quatro dias apresentar sugestões em forma de pitch (recurso de venda rápida de ideias).

“Ficamos impressionados com os resultados. Lidamos com a qualidade de vida das pessoas e acreditamos que esta parceria com o IFB está sendo maravilhosa, porque ousa estar ensinando com a pesquisa aplicada a sociedade e ao mundo do trabalho”, destacou o diretor-presidente da empresa, André Avelar.

“Acredito no Desafio de Ideias porque alia competência, alegria e criatividade. O que de fato esses jovens que estudam o dia inteiro e não têm muito tempo para expor seus talentos dizem com o resultado destes dias é: ´ Estes somos nós, olhem para nós – disse a professora Elisabeth Stumpf, do Instituto Federal Sul Rio-grandense, que atuou como uma das avaliadoras.

“Em Educação e Empreendedorismo estamos todos juntos”, elogiou o gerente da Uniceub, Mauro Castro. Ideia reforçada por Ana Beatriz Pires, gerente de projetos da Softex e pelo engenheiro mecânico da CPMH, André Togawa, que também atuaram com os demais como avaliadores das propostas.

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFB, professora Luciana Massukado, elogiou todos os que estiveram à frente da ação e reforçou o dinamismo da proposta que inova a cada edição.