Desafio “Meninas na Ciência” tem início no ConectaIF 2018

Publicado: Terça, 07 de Agosto de 2018, 15h24 | Última atualização em Terça, 07 de Agosto de 2018, 16h34 | Acessos: 319

Na manhã desta terça-feira, 7 de agosto, 41 estudantes de todos os estados do Brasil entraram no Centro de Convenções Ulysses Guimarães para iniciar uma maratona de desafios, que segue até a próxima sexta-feira, 10 de agosto, no projeto “Meninas na Ciência”.

Cada uma delas trouxe consigo, na bagagem, conhecimento, criatividade, ousadia e tantas outras qualidades que as fizeram ser destaques em suas instituições de origem.

Ansiosas pelo desafio, as meninas desembarcaram ontem, 6 de agosto, no aeroporto da Capital Federal. Com histórias e origens de vida diferentes, muitas, inclusive, tiveram a primeira experiência com transporte aéreo graças ao Desafio. Beatriz da Silva veio representando o Instituto Federal do Amapá e está muito animada com a oportunidade.

“Lá no Amapá, tivemos uma repercussão muito positiva. O Instituto de lá está tendo uma procura muito grande, e o projeto “Meninas na Ciência” ajudou a melhorar, ainda mais, todo esse impacto positivo na comunidade local”, conta a estudante.

A representante do Distrito Federal, Stephany Santana, contou que a grande expectativa do Desafio é conseguir acabar com o preconceito de que a área de exatas é um espaço majoritariamente masculino. “Essa é uma grande oportunidade para mostrar a importância de inserir a mulher no mercado da pesquisa tecnológica, pois somos extremamente capazes. Devemos ser a mudança e não esperar a mudança”, avalia.

O Desafio

Na manhã de hoje, as meninas foram divididas em quatro equipes, em que cada uma delas terá o desafio de produzir, ao final do evento, protótipos de experimentos ou equipamentos que poderão ser utilizados em aulas do Ensino Médio nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia.

As atividades seguem no ConectaIF 2018, durante toda a semana, sempre das 9h às 18h.

Acesse aqui uma galeria de fotos do primeiro dia do Desafio de Ideias.