Ir direto para menu de acessibilidade.

ConectaIF - Faltam

Contagem Regressiva
Início do conteúdo da página

ConectaIF 2018 dá destinação sustentável para resíduos

Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 11h52 | Última atualização em Quinta, 23 de Agosto de 2018, 13h06 | Acessos: 131

Durante os cinco dias do ConectaIF 2018, mais de 70 mil pessoas circularam pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães, produzindo conhecimento, inovação, pesquisa e capacitação. Mas, como é inevitável, o público presente – e o evento em si – também produziram resíduos sólidos. Nas etapas de montagem, realização e pós-evento foi descartado um total de 3.858 kg de lixo.

Porém, o ConectaIF 2018 reservou atenção especial para o tema. Uma empresa ficou responsável pelo gerenciamento e execução do plano de resíduos sólidos. De todo o lixo gerado pelo evento, 86% dele – o equivalente a 3.318 kg – teve destinação correta e sustentável.

Triagem e Destinação

Dentro do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, foi montada uma área exclusiva para triagem dos resíduos e separação de acordo com o destino, que aconteceu de forma simultânea durante os cinco dias de atividades. No total, ao final do evento, 2.680 kg de lixo reciclável foram doados para a Associação dos Catadores Recicladores de Resíduos Sólidos Brazlândia (Acobraz).

Já o lixo orgânico, um total de 637,7 kg, foi encaminhado para uma empresa de jardinagem, especializada em compostagem, e os óleos utilizados em frituras pelos restaurantes que ofereceram serviços de alimentação no ConectaIF foram destinados a outra empresa especializada em coleta de óleo vegetal.

O restante do lixo, pouco menos de 13% do total, foi considerado como rejeito e enviado para o Aterro Sanitário de Brasília. Leia aqui o relatório final detalhado do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

 

Ações

No ConectaIF 2018, além da contratação da empresa de gerenciamento e tratamento do plano de resíduos, outras ações ambientais mereceram destaque, como a redução de impressos, eliminação do isopor nos almoços dos monitores, entrega de kits sustentáveis, como sacolas e garrafas, entre outros.

Para a edição do próximo ano, a ideia dos organizadores é ir além e realizar um evento 100% Lixo Zero, com campanhas prévias, adaptações nas chamadas públicas e ampliação nas capacitações dos envolvidos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página