Página inicial > Conecta IF 2017 > Notícias Gerais > Expo IF > Quiz para concursos é apresentado no Conecta
Expo IF

Quiz para concursos é apresentado no Conecta

• Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 20h02
  • Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 20h06

Os alunos do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, do Campus Brasília, apresentaram no Conecta os resultados parciais do Projeto “Desenvolvimento de Aplicativos Multiplataforma”. O trabalho esteve em exposição no balcão do Campus Brasília e o público visitante recebida informações sobre a pesquisa, além de poder testar conhecimentos usando o jogo.

Ao acessar o aplicativo o usuário tinha opções para responder questões da área de Tecnologia e Informação, forma de aprimorar conhecimentos usados no mercado de trabalho e exigidos em concursos públicos na área. Ao final de um questionário, que o usuário ia respondendo, o aplicativo apresentava o percentual de acerto mais uma mensagem de retorno de acordo com o índice de acerto. O jogo permite que o usuário realize várias tentativas, ou que refaça o teste.

A orientadora do projeto de pesquisa, professora Cristiane Bonfim do Campus Brasília, teve como orientandos os alunos Luiz Silva, Samuel Ferreira, Leonardo Muniz, Eduardo Santos e Breno Matheus. Segundo ela, “o uso cada vez comum dos telefones móveis (mobile), somado aos vários sistemas operacionais em plataformas digitais, transformam o desenvolvimento de aplicativos num desafio”.

Neste contexto, explica ela, o projeto apresentado ao Conecta busca nas plataformas de desenvolvimento do tipo mobile a redução de custos do ponto de vista da programação, além de permitir desenvolvedores individuais e testes que utilizam recursos de software livre, a exemplo do Microsoft visual Studio e o Apache Cordova, ambos gratuitos.

registrado em: ,