Página inicial > Conecta IF 2017 > Notícias Gerais > Fábrica de Ideias Inovadoras > Fábrica de Idéias é um dos pontos altos da 2ª edição do Conecta IF
Fábrica de Ideias Inovadoras

Fábrica de Idéias é um dos pontos altos da 2ª edição do Conecta IF

• Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 18h19
  • Última atualização em Sábado, 23 de Setembro de 2017, 14h15

Na área central do Centro de Convenções Ulysses Guimarães estiveram montados os estandes do projeto Fábrica de Idéias (Fabin) nesta 2ª edição do Conecta IF 2017. Entre os vários projetos estiveram opções em produção de cervejas artesanais, alimentos funcionais e nutritivos, como os produtos Fast Protein e o bolo Humm Delícia, possibilidades inovadoras como o Filtro Sustentável, o Essential Bag,  e criações de foguetes, fliperamas, hand spinners e a impressora 3D. Um dos espaços mais movimentados do evento, o Fábrica de Idéias reuniu estudantes, docentes, pesquisadores, visitantes e empresários para apresentar um pouco do que os alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) tem desenvolvido na prática em pesquisa em suas formações.

Mais de 30 mil pessoas visitaram os estandes com soluções e protótipos apresentados pelos alunos. O IFB Campus Planaltina trouxe a Eduka, Cerveja Artesanal nutritiva produzida em parceria com a Embrapa e baseada na utilização do grão Tricale, produzido geneticamente pela empresa. Eloy Arnoud, empresário na cidade e visitante no Conecta IF considerou a bebida saborosa. "É um excelente negócio para empreender, principalmente se houver uma versão sem álcool", afirma. O aluno Gabriel Alves dos Santos conta que a ideia do projeto é popularizar a cerveja artesanal como produto nutritivo de alto teor proteico e nutricional. "Nossa cerveja é um produto novo no mercado artesanal. Opção de menor custo e ainda com aspectos que estimulam um melhor metabolismo do organismo", conta.

Também foi possível experimentar o Smoothie Funcional, uma saudável bebida nutritiva feita da composição de frutas, verduras e legumes. Regina Alves Santos, aluna de Agroindústria e responsável pelo desenvolvimento do projeto apresentou três opções de sabores com a predominância viva da cor das frutas: Smoothie de Maracujá, abobora, manga, cenoura e mamão; Smoothie de Morango, uva, beterraba e acerola e; Smoothie de Batata doce, hortelã e couve.

"Fui testando os ingredientes até chegar nesta textura. Nossa proposta é oferecer uma bebida energética e proteica, ao mesmo tempo. Já trabalhei em uma academia e o público fitness gosta muito dessa linha", explicou Regina.

O professor Frederico Souza do IFB Campus Samambaia esteve presente no Fabin pela terceira vez e avaliou de forma muito positiva o evento. "Trouxemos o projeto de guitarras elétricas artesanais e, há um ano trabalhamos nesta ideia. Uma novidade na finalização da guitarra é a aplicação da técnica de pintura hidrográfica no instrumento," explicou ele. Durante os dias, o projeto também teve visita de músicos que aprovaram a guitarra e, de outros professores dos IFB Campus Taguatinga e IFB Campus São Sebastião, interessados em ampliar o trabalho para seus campi.

Outro projeto muito visitado durante o Conecta IF, principalmente pelo público infantil,  foi o de lançamento de foguetes do IFB Campus Taguatinga. O experimento apresentado pelo professor Eryc Leão, do curso de Licenciatura em Física, traz uma proposta de ensino que coloca em primeiro lugar o lúdico. Por meio da prática em montar e criar foguetes, é possível surgir o interesse em aprender a teoria", explicou.

O docente estava orgulhoso da turma, que se dedicou a dar informações e explicar os aspectos físicos que envolvem toda a criação dos protótipos. Uma das estudantes, Suellen Felix, do 4ª semestre de Física, estava animada com as experiências no evento. "As pessoas de um modo geral encaram a disciplina de Física com muito receio. A Física é linda e, está em tudo! Com as atividades aqui apresentadas  foi possível contribuir com uma nova forma de ver a matéria", afirmou.