Página inicial > Conecta IF 2017 > Notícias Gerais > Semana de Produção Científica > Conecta mostra Campus em ação solidária
Semana de Produção Científica

Conecta mostra Campus em ação solidária

• Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 19h10
  • Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 19h27

O projeto Cantinho de Leitura reuniu 32 alunos do Instituto Federal, sendo 25 do Curso Tecnologia em Gestão Pública do Campus Brasília e oito do Curso Técnico em Móveis do Campus Samambaia.

Alunos das componentes Gerenciamento de Projeto e Manutenção e Restauro de Móveis tiveram como desafio implantar na FALE/Fraternidade Assistencial Lucas Evangelista espaço destinado à leitura.

Foram beneficiadas aproximadamente 40 crianças na faixa etária entre 1 e 10 anos, atendidas pela Fale que lhes presta assistência por serem portadores do vírus HIV. A partir da doação de uma estante, surgiu a ideia de integração entre os cursos, com os alunos do Técnico em Móveis ficaram responsáveis pela restauração e customização da estante, enquanto os alunos de Gestão Pública planejaram e executaram a arrecadação dos livros de histórias infantis, e a decoração do Cantinho de Leitura.

A professora Neli Teresinha da Silva, uma das orientadoras, observa que o planejamento e a execução do projeto foram realizados a partir da metodologia de gerenciamento de projetos do guia PMBOK, uma das mais importantes publicações sobre gerenciamento de projetos. Com isto, explica ela, os alunos tiveram a possibilidade de colocar em prática os principais conceitos e ferramentas de gerenciamento de projetos e se envolverem na execução de uma ação social, possibilitando que os estudantes desenvolvessem projetos que articularam ensino e extensão. Como resultado, foram arrecadados 300 livros de histórias infantis e 200 gibis. No dia 11 de junho de 2017 foi realizada a entrega do Cantinho de Leitura.