Ir direto para menu de acessibilidade.

ConectaIF - Faltam

Contagem Regressiva
Página inicial > Conecta IF 2017 > Notícias Gerais > Conecta EaD > O uso da tecnologia é o centro da discussão do Fórum de EaD
Início do conteúdo da página
Conecta EaD

O uso da tecnologia é o centro da discussão do Fórum de EaD

  • Escrito por Déborah Queiroz da Silva
  • Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 18h04
  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2017, 14h24
  • Acessos: 483

No segundo dia do ConectaIF 2017, o V Fórum de Educação a Distância debateu os cenários da EaD em tempos de reformas educacionais. A programação contou com conferência, palestra, além de relatos de experiências em EaD. O uso da tecnologia no processo de aprendizagem foi a principal abordagem das discussões, que aconteceram durante o dia no auditório Alvorada do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 

O professor da Universidade de Brasília (UnB) Francisco Botelho, apresentou a conferência "Cenários da EaD em tempos de reformas educacionais" e falou sobre as circunstâncias que contribuíram para o desenvolvimento da EaD aos longos dos anos. "A tecnologia possibilita o uso de escrita, som, imagem com apenas um aparelho. A banda larga, o celular, tudo isso contribui muito com o desenvolvimento da educação a distância nos últimos 20 anos", afirmou. "O acesso à tecnologia tem sido muito rápido e isso é a base que permite projetos educacionais distância e flexíveis. É um poder de inclusão muito forte".

 A professora da UnB Leda Fiorentini, que ministrou a palestras "Tendências pedagógicas e inovação em EaD", reforçou o discurso de Botelho e colocou o uso inteligente da tecnologia como o meio mais importante no processo de aprendizagem a distância. "A tecnologia portátil e completa que temos nas mãos está nos permitindo ser protagonista e não apenas um consumidor de conteúdos alheios. Isso muda o nosso jeito de atuar", disse. 

"A escola precisa ser resignificada e passar a ser o local não apenas para ouvir o professor falar, mas sim para fazer produzir. A tecnologia é o meio pra chegar lá e não o fim", defendeu. 

A tarde foi realizado o "Relatos de Experiências: A EaD e seus múltiplos contextos de ensino-aprendizagem", que continuou o debate em torno do tema proposto. A programação do V Fórum de Educação a Distância continua nesta quarta-feira, 20 de setembro, durante o ConectaIF 2017, discutindo a EaD na educação básica, ensino médio e no ensino superior. 

 

 

 

Fim do conteúdo da página