Ir direto para menu de acessibilidade.

ConectaIF - Faltam

Contagem Regressiva
Página inicial > Conecta IF 2017 > Notícias Gerais > Seminário Nacional do EMI > Desigualdade é tema de debate do Seminário Nacional do EMI
Início do conteúdo da página
Seminário Nacional do EMI

Desigualdade é tema de debate do Seminário Nacional do EMI

  • Escrito por Déborah Queiroz da Silva
  • Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 19h01
  • Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2017, 18h42
  • Acessos: 466

Desigualdades étnicas, sociais e de gênero foram as principais pontos abordados pelos estudantes da Rede Federal de Educação durante a mesa-redonda "Enfrentamento das desigualdades e a promoção de equidade no Ensino Médio". Aproveitando o espaço aberto pelo Instituto Federal de Brasília, os alunos puderam expor os principais problemas enfrentados por eles diariamente nas instituições da rede. O evento é parte do Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, promovido durante o ConectaIF 2017, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 

Estudantes convidados de vários campi espalhados pelo país expressaram suas opiniões, apontaram os problemas e reivindicaram seus direitos de forma consciente e equilibrada. A mesa-redonda promoveu uma reflexão a todos os presentes - estudantes, professores, servidores e gestores -, que puderam reavaliar atitudes e ponderar situações vivenciadas no dia a dia das instituições. 

Temas que normalmente são considerados polêmicos e incômodos, foram colocados no centro do debate: sexualidade, racismo, assédio e machismo foram apontados e reclamados pelos alunos. Outra ponto levantado foi a questão dos alojamentos para discentes que, em muitas unidades de Rede Federal, são apenas para alunos do sexo masculino. Com isso, mais uma vez o machismo foi colocado em discussão, já que as alunas não sentem que seus direitos são apoiados e tratados de forma igualitária. 

Os estudantes agradeceram o espaço dado para que eles tenham voz ativa nas suas instituições. "Gostaria de agradecer a todo mundo que apoiou a gente, inclusive a Unicef. Esse espaço é muito importante para mostrar que nós somos aliados dos professores, dos diretos e dos reitores. Estamos juntos na luta!".

Carmen, Carmens entre[lados]

Na introdução da mesa-redonda, alunos do curso de Licenciatura em Dança do Campus Brasília/IFB apresentaram o espetáculo "Carmen, Carmens entre[lados]" - uma adaptação do conto Carmen, de Prosper Mérimée. O espetáculo mostra diferentes (entre)lados de Carmens. A temática aborda as possíveis leituras sobre misoginia e xenofobia e seus inversos nas experiências limites.

Durante a apresentação, os estudantes cantaram, dançaram e enalteceram o "empoderamento feminino".   

Fim do conteúdo da página