Página inicial > Conecta IF > Feira de Iniciativas Econômicas Solidárias 2018 > Móveis e artigos indígenas estarão na Feira Solidária

Móveis e artigos indígenas estarão na Feira Solidária

Publicado: Quinta, 26 de Julho de 2018, 17h46 | Última atualização em Sexta, 03 de Agosto de 2018, 18h33 | Acessos: 690

Alimentos orgânicos e  produtos artesanais indígenas serão alguns dos produtos disponibilizados ao público durante o Conecta IF. Do dia 06 ao dia 10 de agosto, na ala sul do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, dez estandes funcionarão como ponto de troca de produtos elaborados por alunos da Rede Federal de Educação Profissional e do Fórum de Economia Solidária do Distrito Federal e Entorno.

A Feira de Iniciativas Econômicas Solidárias reúne produtos confeccionados por estudantes em atividades didático-pedagógicas e que seguem o conceito de Economia Solidária, uma forma de comercialização que tem como princípio a autogestão e a valorização do coletivo. Todos os produtos expostos estarão disponíveis para troca. Uma lista disponibilizada no site do evento especifica qual insumo deve ser apresentado para obter cada produto. Para obter 500g de doce de leite, por exemplo, deve ser apresentado um pacote de açúcar de 5kg.

Na feira, serão expostos para troca duas iniciativas de estudantes do Instituto Federal de Brasília Campus Samambaia, uma do Campus Planaltina e uma do Instituto Federal do Mato Grosso Campus Juína. Além das ações de estudantes da Rede Federal, também serão expostos empreendimentos do Fórum de Economia Solidária do Distrito Federal e Entorno, como os grupos  Associação Arte entre Amigos, Moda em Artes, Rede Ver Te Brasília, Rede de Economia Solidária Feminista.

Por ofertar cursos nas áreas de Agropecuária, Agroecologia e Agroindústria, os estudantes do IFB Campus Planaltina  põem em prática as técnicas de produção e manejo animal e vegetal, a partir da troca de produtos orgânicos, como mandioca, leite de vaca e ovos caipiras.

Os alunos dos cursos Técnico em Controle Ambiental, Produção Moveleira e Edificações, desenvolveram os projetos de extensão “Lixo é luxo: é possível o empoderamento feminino por meio do desenvolvimento de práticas sustentáveis? e “Práticas sustentáveis e políticas de assistência social promovendo o empoderamento feminino e empreendedorismo”. Os produtos desenvolvidos nesses projetos, como móveis feitos com pallets e acessórios de cápsula de café, estarão disponíveis na Feira de Troca. O Campus também promove Brechó Altlet Alternativo, empreendimento feminino sustentável direcionado a promoção da moda alternativa e cíclica, através do empoderamento de artesãs, artistas e empreendedoras de Brasília.

Biojoias produzidas pelas indígenas da etnia Cinta Larga e estudantes do Instituto Federal do Mato Grosso Campus Juína também estarão expostas na Feira. As biojoias são resultado do projeto de extensão “Biojoias Parira: produção artesanal e empoderamento das indígenas da etnia Cinta Larga”.

Confira aqui o catálogo de produtos que estarão disponíveis na Feira de Iniciativas Econômicas Solidárias.