Ir direto para menu de acessibilidade.

ConectaIF - Faltam

Contagem Regressiva
Página inicial > Conecta IF > Semana de Produção Científica 2018 > SP8 e FABIN encerram-se com anúncio de trabalhos premiados
Início do conteúdo da página

SP8 e FABIN encerram-se com anúncio de trabalhos premiados

Publicado: Sexta, 10 de Agosto de 2018, 20h44 | Última atualização em Sexta, 10 de Agosto de 2018, 20h45 | Acessos: 598
A 8ª Semana de Produção Científica (SP8) encerrou-se com a análise positiva dos 45 avaliadores (sendo sete externos) de que os trabalhos apresentados evoluíram em qualidade na escrita e também nas defesas orais dos posters.

Nesta edição, 500 pesquisas foram apresentadas oriundas de 50 diferentes instituições (23 da Rede Federal). Foram cinco sessões de posters avaliadas. Foram premiados os primeiros lugares de 9 categorias em dois grupos - estudantes bolsistas do IFB e não bolsistas. 
 
 
Os premiados eram dos Campi Planaltina, São Sebastião, Gama, Ceilândia e Brasília. Já os vencedores não-bolsistas do IFB eram dos Institutos Federais do Piauí, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás e da Escola Superior de Ciência da Saúde do GDF e da Unieuro. 

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Luciana Massukado, apresentou os prêmios e, muito emocionada, estimulou os estudantes a serem persistentes e resilientes. Além das lembranças e certificados de premiação, os quatro bolsistas de iniciação científica do IFB que tiveram as maiores pontuações receberam bolsas de um semestre para estudarem inglês pela escola Skill. 

A SP8 também teve 13 diálogos no Café com Ciência e a exposição de 18 fotografias temáticas no Click da Pesquisa.
 
 
FABIN

Outro evento organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação foi a Fábrica de Ideias Inovadoras. Nesta edição foram premiados os projetos Plataforma Elevatória, do Campus Ceilândia, CompactAR, do Campus Taguatinga, e Materializando o Saber, do Campus Brasília.

A Plataforma é um aplicativo que dá autonomia para o cadeirante controlar o uso da rampa, tanto na descida como na subida do ônibus, o que também retira do motorista e cobrador essa responsabilidade. 

O CompacTAR é um mecanismo para otimizar o trabalho dos catadores de lata. O equipamento comprime o alumínio sem usar energia elétrica. E o Materializando é um tabuleiro em braile para ajudá-los a imaginar o que estão ouvindo, aproximando-se mais da realidade visual descrita.
Fim do conteúdo da página