Página inicial > Últimas Notícias > "JK: Um reencontro com o Brasil" abre ConectaIF 2018

"JK: Um reencontro com o Brasil" abre ConectaIF 2018

Publicado: Quinta, 02 de Agosto de 2018, 18h26 | Última atualização em Quinta, 02 de Agosto de 2018, 18h33

Um espetáculo que mistura música, teatro e artes visuais: JK Um reencontro com o Brasil é uma obra da Fundação Brasil meu Amor, que conta a história do país do século XX através da vida de Juscelino Kubitschek. O musical já esteve em cartaz em diversas cidades do Brasil, como Belo Horizonte, Campinas, Curitiba e Brasília, com um público de mais de 15 mil espectadores, chega novamente à Brasília, trazendo reflexões sobre a política nacional e, sobretudo, a autoestima da população.

A escolha em retratar a vida de JK surgiu não só pela sua importância histórica – o presidente foi o responsável por um dos mandatos em que o Brasil mais se desenvolveu economicamente – mas também pela sua biografia. De origem humilde, JK chegou à presidência e seu mandato é lembrado como a construção de uma Era. No espetáculo, a história do político é contada desde o seu nascimento, toda a sua trajetória profissional e política, incluindo grandes momentos, como a construção de Brasília, seu plano de retornar em 65 e o reflexo desta história nos dias de hoje.

“Queremos levar uma mensagem de esperança para conectar cada pessoa da plateia à ‘alma do Brasil’, relembrando a fé, a alegria de ser brasileiro e a confiança de que nosso país pode ser o melhor lugar do mundo”, conta Glaucia Nasser, intérprete do espetáculo e cofundadora da FBMA.

Produção audiovisual transforma o espetáculo em cinema

Além de um repertório musical bem vasto, o espetáculo conta ainda com um telão que ocupa todo o palco. Enquanto a intérprete canta e narra a história de JK, imagens do Brasil vão sendo reproduzidas como uma maneira de contextualizar a história. O trabalho de construção do roteiro e de imagens utilizadas contou com a participação de uma equipe de 135 pessoas, incluindo doutorandos da USP que realizaram uma vasta pesquisa histórica para nos contar sobre o verdadeiro Brasil.

O espetáculo conta com o diretor artístico e técnico, Júlio Cesarini e com o maestro Paulinho Dáfilin. Além de Gláucia Nasser, oito músicos de diversas regiões do Brasil participam do espetáculo: Fernando Nunes (baixo), Pedro Cunha (teclados e acordeon), Chrys Galante e Leandrinho Vieira (percussão), Thiago Gomes (bateria), Guiza Ribeiro (guitarra e violões) e Jonas Moncaio (violoncelo).

EQUIPE TÉCNICA

Direção técnica e Artística: Julio Cesarini - Atua como Diretor Artístico, Técnico, Cenógrafo e figurinista do espetáculo, um projeto que refletiu a sua personalidade de culto à cultura brasileira e o engrandecimento do Brasil. Um artista genuíno, polivalente e autodidata, já trabalhou com os diretores Alemães Christoph Schlingensief e Frank Castorf, o Búlgaro Dimiter Gotscheff, a Espanhola Angélica Liddell, o Americano Robert Wilson e o Japonês Yoshioida.

Maestro: Paulinho Dáfilin - No espetáculo atua como Maestro, compositor, arranjador e violonista. Músico de carreira internacional, foi arranjador e produtor musical de Jair Rodrigues. Dáfilin trabalha com Roberto Mendes, Maria Bethânia e outros artistas consagrados da música popular Brasileira. É também idealizador de diversos projetos para valorização nacional.

Intérprete: Glaucia Nasser - Cantora faz parte da Fundação Brasil Meu Amor que acredita que o Brasil tem jeito. Através da arte, acredita ser possível acordar uma parte essencial da história que nos inspira a colocar o melhor de nós mesmos a serviço do Brasil. Glaucia percorre o país para despertar a vontade de cada um na participação dessa construção.

Programa-se

Em Brasília, o espetáculo conta com o patrocínio do Sistema Fibra e será apresentado no evento ConectaIF 2018, promovido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). A apresentação do musical acontecerá na abertura do evento, dia 6 de agosto, com entrada gratuita, no auditório Master, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

JK Um reencontro com o Brasil

Data: dia 06 de agosto, segunda-feira

Horário: às 20h (duração de 1h e 30 min)

Entrada Gratuita