Página inicial > Últimas Notícias > Assistência Estudantil é destaque no ConectaIF 2018

Assistência Estudantil é destaque no ConectaIF 2018

Publicado: Sexta, 03 de Agosto de 2018, 11h35 | Última atualização em Sexta, 03 de Agosto de 2018, 11h42

Entre os vários temas que serão debatidos, de 6 a 10 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante o ConectaIF 2018, a "Assistência Estudantil" ganhará um destaque especial, já que afeta diretamente a vida de vários estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB).

A Coordenação de Permanência e Ações Pedagógicas Estudantis do IFB divulga as ações da Assistência Estudantil que serão desenvolvidas no ConectaIF 2018. Confira a programação:

06 de agosto

14h - Auditório Buriti - Devolutiva da Consulta Pública da Revisão da Política da Assistência Estudantil (PAE) à comunidade acadêmica do IFB

16h - Auditório Buriti - Reunião explicativa unificada sobre o Edital de Auxílio Permanência, a ser lançado o início do mês pelos campi.

08 de agosto

11h - Roda de conversa com o tema: Vamos Conversar em Favor da Vida?

Mediadora:  Alba de Matos, diretora Executiva do Grupo de Mútua Ajuda às Pessoas com Transtornos Afetivos - APTA

14h - Sala M13 - Palestra "Propostas ao Enfrentamento da violência no Ambiente Escolar - sobre Intimidação Sistemática (Bullying) e Comportamento Autolesivo.

Palestrantes: Lêda Gonçalves de Freitas, doutora em Psicologia Social e do Trabalho e professora da Pós-Graduação da Universidade Católica de Brasilia e Danielle Sousa da Silva, doutoranda em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde do Dep. de Psicologia da UnB.

09 de agosto

9h - Auditório Cerrado - Mesa redonda com o tema: Precisamos Falar Sobre o Suicídio: Papel da Instituição de Ensino  Mediadora:  Lorena Costa, psicóloga no Campus Planaltina IFB

Convidados: Professor Fauzi Nelson Paranhos Lopes Mansur, psicólogo e docente do Instituto Federal de Brasília para abordar assuntos como escuta sensível, afetividade e empatia como aspectos necessários para possíveis projetos institucionais de intervenção.

Professor Lacerda. Presidente da Comissão sobre Prevenção e Intervenção ao Suicídio e Cyberbullying da Rede Internacional de Excelência Jurídica do Distrito Federal e membro do CVV. Sua atuação será em prol de uma discussão assuntos a respeito da Ideação suicida e comportamentos autolesivos e o papel da escola (gestão, docentes, técnicos, etc) frente a essas questões.

Vitor Barros. Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia (CRP) 01/DF que tratará sobre a Ideação suicida e comportamentos autolesivos, na perspectiva dos profissionais de psicologia que atuam nas instituições de ensino.

14h - Roda de conversa com o tema: Vamos Conversar em Favor da Vida?