Ir direto para menu de acessibilidade.

ConectaIF - Faltam

Contagem Regressiva
Página inicial > Últimas Notícias > ConectaIF 2018 dá destinação sustentável para resíduos
Início do conteúdo da página

ConectaIF 2018 dá destinação sustentável para resíduos

Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 11h52 | Última atualização em Quinta, 23 de Agosto de 2018, 13h06

Durante os cinco dias do ConectaIF 2018, mais de 70 mil pessoas circularam pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães, produzindo conhecimento, inovação, pesquisa e capacitação. Mas, como é inevitável, o público presente – e o evento em si – também produziram resíduos sólidos. Nas etapas de montagem, realização e pós-evento foi descartado um total de 3.858 kg de lixo.

Porém, o ConectaIF 2018 reservou atenção especial para o tema. Uma empresa ficou responsável pelo gerenciamento e execução do plano de resíduos sólidos. De todo o lixo gerado pelo evento, 86% dele – o equivalente a 3.318 kg – teve destinação correta e sustentável.

Triagem e Destinação

Dentro do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, foi montada uma área exclusiva para triagem dos resíduos e separação de acordo com o destino, que aconteceu de forma simultânea durante os cinco dias de atividades. No total, ao final do evento, 2.680 kg de lixo reciclável foram doados para a Associação dos Catadores Recicladores de Resíduos Sólidos Brazlândia (Acobraz).

Já o lixo orgânico, um total de 637,7 kg, foi encaminhado para uma empresa de jardinagem, especializada em compostagem, e os óleos utilizados em frituras pelos restaurantes que ofereceram serviços de alimentação no ConectaIF foram destinados a outra empresa especializada em coleta de óleo vegetal.

O restante do lixo, pouco menos de 13% do total, foi considerado como rejeito e enviado para o Aterro Sanitário de Brasília. Leia aqui o relatório final detalhado do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

 

Ações

No ConectaIF 2018, além da contratação da empresa de gerenciamento e tratamento do plano de resíduos, outras ações ambientais mereceram destaque, como a redução de impressos, eliminação do isopor nos almoços dos monitores, entrega de kits sustentáveis, como sacolas e garrafas, entre outros.

Para a edição do próximo ano, a ideia dos organizadores é ir além e realizar um evento 100% Lixo Zero, com campanhas prévias, adaptações nas chamadas públicas e ampliação nas capacitações dos envolvidos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página