Notícias

Cidadania também faz parte da programação do ConectaIF

publicado: 28/08/2019 18h18, última modificação: 28/08/2019 19h19
WhatsApp Image 2019-08-28 at 18.11.38.jpeg

O ConectaIF, neste ano, também trouxe informações de Cidadania ao público presente. Foi realizado o evento jurídico com os temas “Jornada de trabalho aos domingos e feriados” e “Pensão Alimentícia”. A primeira palestra foi ministrada pelo profissional Júlio Leone Pereira Gouveia, especialista em Direito do Trabalho, que falou sobre assuntos polêmicos como o direito à folga dos trabalhadores em tempos de jornadas de trabalho tão intensas. “A supressão da folga extra do trabalhador quando trabalha aos domingos e feriados é uma violação clássica de seu direito, inclusive sob a ótica do Ministério Público do Trabalho”, afirmou.


Já a temática sobre Pensão Alimentícia foi ministrada por Thaiza Marca, especialista em Direitos de Família. “No processo de pensão alimentícia, é importante mostrar que não se trata apenas de alimentos – mas que o valor decorrente também deve incluir educação, saúde, lazer, vestuário e atividades de lazer e bem-estar”, explicou.  Elise Brites, advogada especializada em Direito Civil Público e Compliance, elogiou a iniciativa e comentou também sobre outros temas. “O exercício do Direito regulamenta o convívio entre as pessoas, sejam elas jurídicas ou físicas, principalmente na área do Direito Público e de Compliance – já que a sociedade pede conduta ética e integridade”, afirmou.


Uma das presentes à palestra, Nathan Rodrigues Vieira, estudante do Campus São Sebastião, gostou muito da programação. “Temas muito importantes foram discutidos aqui. São informações que esclarecem as pessoas quanto a seus direitos de cidadãs”. Em caso de dúvidas, os advogados orientam a todos procurarem um dos postos da Defensoria Pública do Distrito Federal para atendimento.

Texto: Bruna Lourrayne, estudante do curso técnico em Eventos, sob supervisão.