Diversidade de temas e lançamentos de livros são destaques do penúltimo dia

publicado: 29/08/2019 18h44, última modificação: 30/08/2019 11h17
internacional.jpeg

croche.jpegA palestra da Embaixadora da Paz, a atriz Maria Paula, foi o ponto alto das atrações do penúltimo dia do ConectaIF 2019 nesta quinta-feira, 29 de agosto (vide matéria completa sobre o tema).

A movimentação dos cães e gatos no espaço do Projeto Fiel também foi mais intensa, com a comemoração de aniversário de 5 anos da iniciativa e a oficina “Agility: brincar, correr e aprender”, com o professor Guilherme José de Carvalho, docente do Campus Planaltina. “O treinamento do animal é fundamental, mas a correção do comportamento também”, disse. O zootecnista explicou que qualquer animal pode ser trabalhado, o que acontece – por exemplo – com os que estão no zoológico, como lontras e lobos. “É preciso análise sobre a espécie, o ambiente, o comportamento do bicho e os hábitos dos seus tutores”, explicou.

livro.jpegEntre as atividades do dia, uma das mais aproveitadas pelos professores do IFB, nesta quinta-feira, foi o workshop Internacionalização em Casa: O Modelo Australiano de Internacionalização do Currículo e sua Aplicação no Contexto Brasileiro, ministrada por Mathew Johnston, conselheiro de Ciência e Educação do Governo da Austrália, Carla Camargo Cassol, pesquisadora-doutoranda na Universidade de Curtin e PUC-RS e coordenadora de Internacionalização na PUC-RS, e Cristina Elsner de Faria, gerente de Educação do Governo da Austrália. A iniciativa foi oferecida pela Embaixada da Austrália em Brasília e teve parceria com o Conselho Nacional – Conif.

No espaço da Biblioteca do Campus Brasília, no Vitrine dos Saberes, vários livros foram lançados, entre eles “Hidroponia para Técnicos”, dos profissionais Nilton Cometti e Gláucio Zonta, e “História do Cinema e do Audiovisual”, de Leonardo Barbosa Rossato.

Jogos didáticos criados por pesquisadores do IFB foram os destaques da Fábrica de Ideias Inovadores, e entre as oficinas rápidas, além de atividades tecnológicas, teve espaço para práticas tradicionais, como o crochê.

jogos.jpegNa expressão do público presente, o ConectaIF 2019 está sendo um sucesso ao vencer os desafios e integrar rica programação de Educação, Pesquisa e Extensão. “Desejo que essa semente plantada dos encontros rendam suspiros e inspirações. Sou grata por fazer parte deste coletivo”, disse Damiana, integrante do coletivo de Pais, Mães, Responsáveis e Mestres dos Estudantes do Campus Brasília.