Fábrica de Ideias apresenta protótipos dos estudantes do IFB

publicado: 28/08/2019 17h18, última modificação: 28/08/2019 19h11
fabin28819

Entre os protótipos desenvolvidos pelos estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) durante o ConectaIF 2019, alguns se destacam. Confira aqui as novidades em algumas áreas,  como Agricultura, Alimentos, Eletrônica, Inclusão Social, Saúde e Sustentabilidade.

ÓCULOS E BENGALA ULTRASSÔNCA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES VISUAIS

Serão apresentados dispositivos eletrônicos de inclusão social, como óculos e uma bengala ultrassônica com circuito eletrônico para identificação de objetos ou obstáculos pelo caminho, evitando possíveis colisões e acidentes. Entre as vantagens, estão a autonomia dos deficientes visuais, o baixo custo de desenvolvimento dos protótipos e o reduzido consumo de energia para uso. Os acessórios são acionados por meio de um sinal sonoro com a aproximação dos objetos. Um sinal vibra por meio de uma pulseira ou pelo toque de um aparelho celular. A intensidade da vibração pode ser regulada de acordo com a sensibilidade de quem usa o aparelho.

PRODUÇÃO DE AÇÚCAR ARTESANAL DE MAÇÃ

O novo método aproveita o açúcar a partir do melaço da fruta. Apesar de ser incomum, já existem processos de obtenção do açúcar de maçã por desidratação. O processamento acontece do aquecimento do extrato da fruta até a formação do melaço, sua secagem e após a cristalização. Entre as vantagens no consumo desse açúcar artesanal estão o baixo custo e a sua natureza orgânica, sendo um excelente substituto do açúcar refinado comum.

“DINDIN” DE FOLHAS DO ORA-PRO-NÓBIS

Considerando o valor nutricional da ora-pro-nobis, inclusive em substituição à carne na alimentação, a proposta sugere a ampliação do consumo da hortaliça de forma divertida. Seu uso também abre um novo nicho de mercado com possibilidades reais de garantia de renda para agricultores familiares.

TRATOR DE GALINHAS AUTÔNOMO

É um aparato agrícola já utilizado no IFB/Campus Planaltina que tem o objetivo de adubar o solo de forma sustentável. Além disso, é uma prática limpa e ecológica que associa outras soluções na criação de aves, como o controle de insetos e a capina das plantas. Esses fatores também favorecem o baixo custo da criação das aves e aumentam seu bem-estar.

GOPARK – ESTACIONAMENTO INTERATIVO

O crescente aumento da frota de veículos particulares gera o problema de busca por uma vaga de estacionamento. O GO Park propõe o uso de um sistema inteligente e móvel para contribuir com a busca de vagas em espaços públicos ou privados. A aplicação apresenta um mapa genérico da cidade e a realização do pagamento por meio da instalação de totens para evitar filas. O projeto também mostra a localização das vagas com precisão e acompanha o tempo que o usuário utilizou a vaga e quanto será pago pelo serviço. Para os que se perdem nos estacionamentos, o protótipo ainda prevê uma função que permite ao usuário a marcação da vaga onde o automóvel foi estacionado.

FILTRO PARA ÁGUA DE CHUVA (REÚSO DE ÁGUA)

Além de sustentável, a proposta é vinculada a um projeto maior voltado para soluções tecnológicas habitacionais, por meio do reúso das águas das chuvas. O protótipo já está disponível para uso em banheiros e compreende um equipamento modular pré-moldado passível de inserção em qualquer residência. Também pode ser utilizado em situações emergenciais no caso de famílias em situação de grande vulnerabilidade social – que não possuem atendimento de serviços de água e saneamento básico.

DRONE DE MONITORAMENTO DE ÁREA

Com a preocupação de atender às demandas de segurança rural, foi desenvolvido um modelo de monitoramento georreferenciado para aplicação e uso em drones. O protótipo compreende a construção do drone, o desenvolvimento do monitoramento com base na geotecnologia e a aplicação do método.