Oficina de Gastronomia recebe Chef de São Francisco

publicado: 28/08/2019 17h01, última modificação: 28/08/2019 17h32
soa francisco

- Foto: Picasa

O curso de Cozinha do IFB/Campus Riacho Fundo trouxe, com exclusividade ao ConectaIF 2019, um oficineiro da cidade de São Francisco, profissional do Instituto de Culinária da América (CIA) – uma das principais escolas de culinária do mundo. A oficina aconteceu hoje, dia 28 de agosto, às 14h, no espaço gastronômico do evento.

O professor Almir da Fonseca é brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, e reside nos Estados Unidos há 40 anos. Veio a convite do projeto de Extensão Cerrado Food Lab para ministrar a oficina de Técnicas Contemporâneas de Cozinha com produtos do cerrado. O oficineiro é Chefe Executivo e profissional Sênior de Arte Culinária.

Almir da Fonseca também lançou um livro em fevereiro chamado “The Brazil Project”, em que expõe o amplo cardápio gastronômico brasileiro. O livro foi desenvolvido com base em suas viagens pelas cinco regiões brasileiras. “Este ano é a minha segunda vez no IFB e estou muito contente em retornar à cidade. Estive em abril em palestra no Campus Riacho Fundo para um bate-papo e troca de experiências entre os estudantes”, contou ele.

Na programação da oficina, os participantes acompanharam o preparo de alguns pratos, como o “Pirarucu confeitado em óleo de pequi"; o "Filé mignon de porco com molho de jaboticaba e pistache” e o “Peixe em crosta com castanhas brasileiras e molho de maracujá”.

“Nosso objetivo  é estreitar o relacionamento entre o Instituto de Culinária da América e o IFB para capacitar professores e proporcionar futuros intercâmbios”, explicou a professora Ana Paula Jacques, responsável pela atividade.

Texto: Bruna Louraine, sob supervisão – Estudante do IFB.