Simulador sensorial de DNA é proposta criativa de ensino no IFB

publicado: 28/08/2019 17h14, última modificação: 28/08/2019 18h38
dna

SIMULADOR SENSORIAL CELULAR

O projeto convida os estudantes a visitar a arquitetura interna de uma célula – no formato de uma bolha gigante e transparente  e reconhecer as proteínas e demais elementos responsáveis pela formação do organismo. A ideia de ampliar essa experiência facilita a visualização dessas representações, já que, por meio dos equipamentos microscópicos, não seria possível. O “citoesqueleto”, ou a estrutura do simulador, foi construído com tubos de PVC e conectores impressos em uma máquina 3D. Para simular o conteúdo interno da célula também foram espalhadas bolinhas plásticas coloridas  muito utilizadas em espaços para crianças.

JOGO DOS BIOMAS GASTRONÔMICOS

O Jogo dos Biomas Gastronômicos utiliza elementos de engajamento e criatividade para despertar o interesse dos estudantes sobre biodiversidade, tradições, patrimônio e elementos relacionados à cultura alimentar brasileira. O jogo contribui para a sensibilização dos futuros cozinheiros, empreendedores e profissionais que atuarão no setor. É formado por uma plataforma de referências culinárias que ampliam o conhecimento na criação de cardápios e fortalecem a identidade da gastronomia brasileira.

REALIDADE AUMENTADA NO APRENDIZADO DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL

Será apresentado um aplicativo que estimula o processo de aprendizagem em Geometria Plana e Espacial  utilizando em sua proposta o uso de tecnologias da informação (TICs) e recursos de Realidade Aumentada (RA).

TABULEIRO EDUCATIVO INFANTIL

JOGANDO COM ARTRÓPODES DO CERRADO

Manter o aprendizado na sala de aula ou fora dela é um desafio para professores, pedagogos e demais profissionais de Educação  afinal, na era digital são inúmeros os motivos de dispersão. Em busca de alternativas de interação e conhecimento, pesquisadores do Instituto Federal de Brasília (IFB) vêm desenvolvendo algumas propostas lúdicas e criativas. Entre os destaques estão o simulador sensorial celular, aplicativo com funcionalidades pedagógicas e o retorno aos tradicionais jogos de tabuleiro – atividades interativas e de conhecimento. Durante a semana do ConectaIF 2109, propostas e experiências de ensino para diferentes disciplinas estarão expostas. SIMULADOR SENSORIAL CELULAR O projeto convida os estudantes a visitar a arquitetura interna de uma célula – no formato de uma bolha gigante e transparente  e a reconhecer as proteínas e demais elementos responsáveis pela formação do organismo. A ideia de ampliar essa experiência facilita a visualização dessas representações, já que, por meio dos equipamentos microscópicos, não seria possível. O “citoesqueleto”, ou a estrutura do simulador, foi construído com tubos de PVC e conectores impressos em uma máquina 3D. Para simular o conteúdo interno da célula também foram espalhadas bolinhas plásticas coloridas  muito utilizadas em espaços para crianças. JOGO DOS BIOMAS GASTRONÔMICOS O Jogo dos Biomas Gastronômicos utiliza elementos de engajamento e criatividade para despertar o interesse dos estudantes sobre biodiversidade, tradições, patrimônio e elementos relacionados à cultura alimentar brasileira. O jogo contribui para a sensibilização dos futuros cozinheiros, empreendedores e profissionais que atuarão no setor. É formado por uma plataforma de referências culinárias que ampliam o conhecimento na criação de cardápios e  fortalecem a identidade da gastronomia brasileira. REALIDADE AUMENTADA NO APRENDIZADO DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL Será apresentado um aplicativo que estimula o processo de aprendizagem em Geometria Plana e Espacial, utilizando em sua proposta o uso de tecnologias da informação (TICs) e recursos de Realidade Aumentada (RA). TABULEIRO EDUCATIVO INFANTILA  A ideia é unir as atividades de encaixe, já bastante exploradas por brinquedos educativos  que trabalham a percepção de espaço, identificação de símbolos, cores e a coordenação das crianças. Tudo isso aliado ao conceito da robótica, programação e pensamento computacional. Assim, estimula o raciocínio lógico, a criatividade e as noções de causa e efeito em crianças entre 3 e 6 anos de idade. JOGANDO COM ARTRÓPODES DO CERRADO Jogo didático composto por cartas sobre Artrópodes do Cerrado para despertar o interesse às áreas de Biologia e de Ciências. Foi feita uma pesquisa minuciosa sobre os principais representantes dos subfilos Crustacea, Myriapoda, Hexadoda e Chelicerata.