SP9 recebe um público de mais de 5 mil pessoas no ConectaIF 2019

publicado: 28/08/2019 19h08, última modificação: 29/08/2019 08h57
WhatsApp Image 2019-08-28 at 19.01.47.jpeg

WhatsApp Image 2019-08-28 at 19.02.53.jpegA 9ª Semana de Produção Científica (SP9) tem sido um dos destaques durante a semana do Conecta IF 2019, realizado de 27 até o dia 30 de agosto, no Campus Brasília. A Semana de Produção Científica é um evento promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Brasília, financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). Durante a programação da SP9, estudantes e pesquisadores de todo o país têm tido a oportunidade de apresentar e discutir os resultados de pesquisas das mais variadas áreas do conhecimento.

Mesmo com dificuldades, o estudante José Welley Alves, do Instituto Federal do Amazonas - IFAM/Campus Manacapuru, e as meninas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus Viamão chegaram a Brasília para participar do ConectaIF, por meio da conhecida “vaquinha on-line”, ou melhor, do financiamento coletivo (crowdfunding). Welley apresentou o trabalho sobre Recursos Pesqueiros, do município de Manacapuru no Amazonas, criado em agosto de 2018, com o objetivo de caracterizar a piscicultura no município. O trabalho foi feito à base de entrevistas com piscicultores e por meio de levantamento de informações sobre as atividades desenvolvidas na área. As informações serviram como base para órgãos de fomento na região. O grupo é formado pelo estudante e seu orientador e professor, Daniel Rocha, doutor na área de Engenharia de Pesca. Os resultados mostraram que a faixa de idade dos piscicultores está entre 30 e 40 anos, que o município tem uma carência muito grande de tecnologia e que a atividade é de subsistência da população e não para finalidades comerciais.

WhatsApp Image 2019-08-29 at 08.54.35.jpegPelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus Viamão, as professoras Priscila Silva Esteves (Administração) e Jéssica Frasson (Educação Física) e suas estudantes apresentaram experiências e resultados sobre tecnologias inclusivas. Uma das propostas envolve um jogo que trabalha o aprendizado e o ensino em Libras, desenvolvido com a participação das estudantes do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio: Jean Marques Brizola, Giovâni da Rosa Santos, Helena Francisco de Oliveira Lima e Gabriela Gomes Mullet.
Os trabalhos são oriundos de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito do Campus Viamão. Entre as temáticas apresentadas e disponíveis no ConectaIF 2019: “Sábados letivos no IFRS diante de novas práticas de ensino”; “1º Desafio Criativo do IFRS: criatividade no desenvolvimento de recursos de tecnologia assistiva”; “Os efeitos colaterais causados pelo uso do contraceptivo anticoncepcional hormonal”; “Aproximando os discentes das atividades locais de marketing”; “O consumismo em prol da obsolescência programada: um dilema crescente do século XXI”; “Arte no Campus”; e “Repertório de práticas integrativas: inspirações para aulas criativas”.

Texto: Bruna Lourrayne, estudante do curso técnico em Eventos, sob supervisão.