Vitrine dos Saberes da SP9 reflete mix cultural, inclusivo e tecnológico no ConectaIF 2019

publicado: 29/08/2019 13h06, última modificação: 30/08/2019 10h55
WhatsApp Image 2019-08-29 at 12.53.32.jpeg

Esta edição do projeto "Vitrine dos Saberes/SP9", no ConectaIF 2019, abre espaço durante toda sua programação (de 27 a 30 de agosto) para lançamentos, que vão desde a produção de temáticas de inclusão social, técnicas de agricultura, tecnologias, literatura até a área de audiovisual. A realização é uma parceria do Instituto Federal de Brasília (IFB) com a Fundação de Apoio ao Distrito Federal (FAP/DF). Confira uma cobertura das atividades e fique ligado para não perder nada! Alberto Gomes e Ivar César Oliveira de Vasconcelos; “Economia sem Economês”, de Sabrina Pivello e Lucineide Cruz; e “Práticas Somáticas em Dança Body-Mind Centering em Criação, Pesquisa e Performance”, de Carla Sabrina Cunha, Diego Pizarro e Marila Annibelli Vellozo.
Um dos pontos altos na abertura do projeto, que aconteceu no dia 27 de agosto, terça-feira, foi o lançamento do livro “Oficina-Escola de Restauro de Mobiliário Moderno: Palácios do Planalto e do Alvorada”, dos professores Fernanda Freitas da Costa Torres e Frederico Hudson Ferreira, do colegiado do curso Técnico em Móveis do IFB/Campus Samambaia. O livro é uma coletânea dos trabalhos em restauro realizados pelos estudantes na cidade e até no exterior. São relatos de experiências em atividades em órgãos públicos e até na Embaixada de Roma. As parcerias envolvem o Instituto de Patrimônio Histórico do Distrito Federal (Iphan/DF), o Ministério das Relações Exteriores, a Presidência da República, entre outros.

O Vitrine já contou com o lançamento das produções autorais: “O Burburinho da Feira: Uma História de Comensalidade e Hospitalidade”, da autora Daniela Carvalho Bezerra Leite; “Educação nas Prisões”, dos autores Fernanda Marsaro dos Santos e Cândido.
Durante o dia de hoje, quinta-feira (29/08), as atividades foram abertas com o lançamento do livro infantil “Quem sou eu, vovó?”, em sua versão tradicional e também na opção de transcrição em braille e em letra ampliada para pessoas com limitações visuais. A autora Dinorah Couto Cançado, muito emocionada, agradeceu a oportunidade de participar do ConectaIF 2019. “É com grande alegria que apresento meu livro sobre cidadania para o público aqui presente. Estar em um evento nacional como este é realmente algo muito importante para a divulgação do trabalho de inclusão social”, afirmou.

Ainda na programação desta quinta-feira, às 15h, o livro “Hidroponia para Técnicos” será lançado pelo professor Nilton Nélio Cometti, diretor do IFB/Campus Planaltina, entusiasta no setor de Produção Agrícola, e demais autores, Gláucio da Cruz Genúncio e Everaldo Zonta. Outros lançamentos valem também a presença do público. Anote aí e confira! Das 17h30 às 18h30: “A História do Cinema e do Audiovisual”, com o professor Leonardo Barbosa Rossato (IFB); das 19h30 às 20h30: “Meu Amigo Tempo”, de Inajá Neiva dos Santos e Jerusa Nunes Neiva Eulálio dos Santos.
O Vitrine dos Saberes despede-se do público amanhã (dia 30/08) com a tecnologia em alta. A partir das 10 horas, acontece o lançamento do livro “Segurança Open Source”, de Diego Brum Lima Rocha. A programação continua, às 11h, com “As vidas de Marias”, de Áquila Borges Araújo, Letícia Érica Gonçalves Ribeiro e Robson Caldas Ribeiro; e encerra-se às 14 horas com o “Mistério do Mundo Aquático Submerso”, de Khatia Cristhina Sonoda e Renato Berlim Fonseca.