top of page

“ConectaIF 2023 terá cheiro da natureza e será inesquecível”



"ConectaIF 2023 terá cheiro da natureza e será inesquecível”. Com essa fala, o diretor-geral do IFB Campus Planaltina, Nilton Cometti, deu as boas-vindas ao auditório professor Amantino Maciel completamente lotado, para abrir, oficialmente, o ConectaIF 2023.

A cerimônia de abertura — que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 20 — e além de celebrar e debater o Dia da Consciência Negra realizou homenagens aos 15 anos do Instituto Federal de Brasília.

A solenidade contou com a presença da reitora do IFB, Veruska Machado, do secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques, dos deputados distritais Chico Vigilante, Pepa e Max Maciel, e da deputada Federal, Erika Kokay.

Abertura

O diretor do IFB Campus Planaltina, Nilton Cometti, abriu as falas agradecendo a presença de todos que estavam presentes no auditório e ressaltando, que para ele e para a comunidade do campus, o ConectaIF na unidade é a realização de um sonho.

“Hoje temos um campus bem mais estruturado, com auditório, Centro de Formação Tecnológica (CFT), prédio da agronomia, estruturas de proteção... Aqui está o ConectaIF, que era um sonho distante, mas tenho certeza que será inesquecível! ”, comemorou.

Para o deputado distrital Pepa, o IFB Campus Planaltina faz parte da história da cidade, assim como a Pedra Fundamental e a Via Sacra. “Esse colégio tem uma história. Quantos se formaram e hoje estão nesse grande evento? Por isso parabenizo o Instituto Federal de Brasília e todos que estão envolvidos na organização. É uma honra para Planaltina receber esse evento”, disse.

O também distrital Max Maciel, em sua fala, ressaltou que o IFB mantém vivo o debate para manter uma cidade sustentável, que pensa em novas tecnologias, segurança alimentar e sustentar o cerrado. “Eu sei qual é um dos grandes desafios. Não é só passar de ano, é também chegar à escola. É o transporte público”, destacou, com o compromisso de atuação na área.

Chico Vigilante, ressaltou o pioneirismo do campus, que foi a primeira escola técnica do Distrito Federal. “Nasceu muitos filhos e filhas dessa escola, ao todo foram dez”, relembrou o deputado citando os campi do IFB. “Precisamos de mais escolas técnicas no Distrito Federal. Parabéns ao ConectaIF e ao Institutos Federais pela transformação que vocês fazem”.

O secretário de Educação Profissional do Ministério da Educação, Getúlio Marques, discursou em seguida, rememorando a história dos IFs. “Teremos uma expansão (da Rede Federal). Também teremos uma consolidação dos campi atuais”, afirmou.

“Os Institutos Federais nascem das raízes da comunidade”, acrescentou a deputada federal Erika Kokay, “por isso a importância desses espaços, para aumentar a territorialidade e criar mais raízes.”

A reitora Veruska Machado, pela primeira vez a frente do ConectaIF, comemorou os 15 dos Institutos Federais. “Todos os momentos que temos oportunidade de realizar trocas, de partilhar, são momentos muito importantes. O ConectaIF é um desses momentos. Neste ano, é muito especial pois estamos nesse processo de debutar e seguir fazendo história”, finalizou.




Consciência Negra

A cerimônia de abertura começou com o poema “Navio Negreiro, representada por estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio Integrado do IFB Campus Planaltina.

Já em sua fala, a reitora do IFB lembrou a plantação da muda de Baobá, considerada a árvore da vida e símbolo de ancestralidade.

”A planta representa os nossos ancestrais, a nossa memória, a nossa história. Ao redor dessa árvore a comunidade se reúne para compartilhar conhecimentos. Um convite ao enraizamento da cultura dessa instituição”, cita.

Além disso, ao final da cerimônia de abertura, a professora e pesquisadora do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e coordenadora-Geral de Planejamento e Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica da SETEC/MEC Marcilene Garcia de Souza, que abrilhantou e encerrou com chave de ouro o primeiro dia de ConectaIF, com uma palestra sobre Educação Antirracista.

“Nós estamos falando do Brasil e não há possibilidade de um país como o nosso, que é a segunda nação mais negra do planeta, que a semana da Consciência Negra não seja vista como centralidade, no debate, na fala, e no discurso de qualquer pessoa, que tenha a consciência da dimensão da contribuição dos africanos e seus descendentes no país”.

15 anos

A Cerimônia de Abertura também contou com homenagens. Presentes, quatro dos cinco reitores que estiveram à frente ao IFB ao longo desses seus 15 anos: Aléssio Trindade, Wilson Conciani, Luciana Massukado e a atual, Veruska Machado. Um a um, tiveram a oportunidade de relembrar história de suas gestões e receber uma placa comemorativa.

O ConectaIF segue até a próxima quinta-feira, 23, com uma programação rica e diversificada. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público.

37 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page