Oficinas do Qualific Express unem tecnologia e arte para refletir sobre o futuro do trabalho
- conectaif2022
- 8 de out. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de out. de 2025
O Qualific Express é um dos subeventos do ConectalF 2025, que acontece até 11 de outubro, dentro do Festival Curicaca, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília.
Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Brasília- IFB, o evento tem como objetivo aproximar o mundo do trabalho ao universo da educação e incentivar o desenvolvimento de aptidões voltadas à vida social e produtiva.
Nesta quarta-feira (8), diversas oficinas movimentaram o público com propostas que uniram arte, tecnologia e sustentabilidade. A seguir, um resumo de cada uma delas:
Do Fio ao Filme: Arte e Ação em Cada Ponto
O projeto nasceu em uma das unidades do IFB, surgiu com o objetivo de ensinar crochê e associar a prática a ações sociais. Atualmente, mantém parceria com o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) para produzir a decoração do Outubro Rosa.
Além de ensinar a técnica, a oficina propõe o crochê como forma de desintoxicação digital, estimulando o afastamento das telas e o relaxamento mental. A iniciativa também pretende produzir um filme em stop motion com os materiais confeccionados.
Na oficina desta quarta-feira, os participantes aprenderam os primeiros passos do crochê e contribuíram com peças que serão usadas na decoração do hospital.
Operação de Estação Total Topográfica
A oficina apresentou o funcionamento da estação total topográfica, instrumento óptico e eletrônico usado em medições e levantamentos que antecedem obras civis, agroflorestais, agropecuárias e de saneamento.
O objetivo foi capacitar participantes para operar o equipamento, essencial para o processo de locação de projetos no campo. A atividade foi voltada especialmente a estudantes e profissionais das áreas de infraestrutura, meio ambiente, construção civil e ciências agrárias.
Preservação e Conservação do Cerrado: Um Jogo Educativo
Com uma abordagem lúdica, essa oficina destacou as características e curiosidades do Cerrado por meio de um jogo de cartas com 24 espécies de plantas do bioma.
Os participantes precisaram identificar informações como nomes científicos, propriedades das sementes e níveis de ameaça de extinção. A proposta uniu aprendizado e diversão, reforçando a importância da preservação ambiental.
Geotintas: Pintando com Cores da Terra
A oficina apresentou o processo de produção de tintas naturais a partir do solo, com um investimento de baixo custo, sem impacto ambiental e com ampla aplicação artística e de revestimento.
Antes da parte prática, os ministrantes discutiram a importância do solo como recurso natural e organismo vivo, destacando seu papel na manutenção da fauna, flora e dos recursos hídricos.
A técnica ensinada propõe uma alternativa sustentável e acessível para o uso em paredes, tecidos, cerâmica, madeira e outros materiais, promovendo arte com responsabilidade ambiental.
Letramento em IA: Aplicação de uma Sequência Didática para Cursos Técnicos
Voltada ao letramento em Inteligência Artificial (IA), a oficina buscou ir além do uso mecânico das ferramentas digitais, promovendo reflexão crítica e ética sobre a tecnologia.
A atividade foi dividida em quatro etapas: uma introdução teórica sobre o conceito e as classificações da IA; um treinamento prático para entender como ela é criada; um debate sobre suas implicações sociais e o combate à desinformação; e, por fim, uma discussão sobre os impactos éticos e trabalhistas do uso da IA, incluindo substituição de funções e regulação.
O conjunto de oficinas reforça o propósito do Qualific Express de promover experiências práticas e reflexões sobre o papel da educação, da inovação e da cultura no desenvolvimento pessoal e profissional.
Texto: Amanda Lima
Fotos: Wesley Sousa.











Comentários