Repositório IFB é lançado e amplia o acesso à produção científica e artística da comunidade acadêmica
- conectaif2022
- 8 de out. de 2025
- 1 min de leitura
Nesta terça-feira, aconteceu o lançamento oficial do Repositório IFB, disponível no site: repositorio.ifb.edu.br.

O repositório é um espaço destinado ao armazenamento e à divulgação da produção científica e artística da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Brasília que inclui TCCs, artigos, pesquisas e projetos artísticos.
A ideia surgiu em 2019, quando foi formada uma comissão responsável pela elaboração dos documentos necessários para a criação da plataforma. No entanto, com a chegada da pandemia, o projeto precisou ser pausado por dois anos, sendo retomado por volta de 2022, com o apoio da professora Veruska, então integrante da Pró-Reitoria de Ensino.
Encantada com a proposta, Veruska apresentou o projeto aos servidores e buscou recursos para viabilizar sua implementação. Após três anos de retomada e desenvolvimento, o Repositório IFB foi oficialmente inaugurado durante o evento Conecta 2025, parte do Festival Curicaca.
“É uma felicidade muito grande, porque esse repositório é, na verdade, um sonho antigo, desde a criação do Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal de Brasília. É mais um projeto que conseguimos concretizar aqui no IFB”, afirmou a reitora do IFB.
Segundo Aryane, integrante da comissão, a importância do repositório está na democratização do acesso ao conhecimento:
“É preciso disponibilizar os trabalhos da comunidade acadêmica — a ciência tem que ser aberta. O público tem o direito de saber o que acontece dentro da instituição, conhecer as pesquisas e os projetos desenvolvidos.”
O repositório será, portanto, um espaço permanente de visibilidade e valorização da produção científica e artística do IFB.

Comentários